Cultura

Prefeitura anuncia reforma da Casa Costa e Silva, fechada há dois anos

Busto derrubado em 2014 deve ser colocado no jardim

Fachada do prédio foi alvo de pichação recentemente
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Taquari, por meio do Departamento de Cultura e da Secretaria de Planejamento, está viabilizando a reforma da Casa Costa e Silva. O prédio, fechado há cerca de dois anos, pertence ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e está sob tutela do município.

Inicialmente, os trabalhos consistirão no conserto do telhado e na substituição das calhas. Em seguida, está prevista a revitalização interna e externa da casa centenária, em cujo jardim deverá ser instalado o monumento do ex-presidente Artur da Costa e Silva, derrubado em 2014, por decisão do ex-prefeito Maneco Hassen, no local que depois virou a praça da Democracia.

Para dar início à reforma, a prefeitura aguarda a aprovação do projeto pelo Iphan. A documentação foi enviada em 8 de janeiro deste ano. Até agora, o instituto não respondeu.

A intenção, segundo a coordenadora de Cultura, é executar um projeto inovador. “Para isso, vamos precisar do auxílio da comunidade taquariense. Serão contadas, de forma lúdica e criativa, as memórias de Taquari. Os visitantes, os alunos, enfim, todos que adentrarem o museu vivenciarão, cronologicamente, as memórias de fatos e personagens que escreveram o desenvolvimento de nosso município até os dias atuais”, afirma Sabrina Freitas.

O prefeito lamenta a burocracia. “Nós estamos fazendo o nosso papel, com o projeto e a busca de orçamentos, para efetivarmos a reforma. Mas só poderemos realizar esse trabalho depois da aprovação do Iphan”, diz André Brito.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: