
Produção venceu a Mostra Gaúcha do 48º Festival de Cinema de Gramado
Foto: Divulgação
Mesmo em um ano de movimentos restritos, a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) manteve sua tradicional premiação, elegendo, em votação dividida em dois turnos, o melhor longa-metragem estrangeiro, brasileiro e gaúcho, bem como o melhor curta-metragem produzido no estado em 2020.
Entre os escolhidos está o curta dirigido pelo taquariense Leonardo da Rosa, “Construção”, que conta a história de uma moradora da periferia de Pelotas em busca da casa própria, tendo sido o grande vencedor da Mostra Gaúcha do 48º Festival de Cinema de Gramado.
Além disso, “Construção” ficou entre os 10 melhores curtas-metragens de 2020 em eleição da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
“Para mim é tudo muito novo ainda. Me sinto privilegiado em poder fazer uma faculdade pública em 2020, realizar o ‘Construção’ e o filme ser reconhecido em âmbito estadual pela Accirs e nacional pela Abbracine. Como taquariense, espero que a trajetória que venho conseguindo traçar, ainda na faculdade, sirva como incentivo às produções locais em Taquari. Não somente na área do cinema, mas na cultura em geral de nosso município. E que, acima de tudo, a administração municipal tenha o mínimo de bom senso em incentivar a cultura local e apoiar seus artistas”, afirma Leonardo.
O diretor do melhor curta gaúcho produzido no ano passado conclui agradecendo. “O cinema no interior é possível, é uma realidade. Reitero meu agradecimento ao ensino público e aos meus professores. Que, no futuro, possamos comemorar o prêmio com uma produção filmada em Taquari.”