Atingiu pela segunda vez sua capacidade máxima o setor destinado a contaminados pelo coronavírus no hospital São José, com 10 pacientes na UTI, cinco nos leitos clínicos e dois na emergência. A primeira vez que a ala da covid-19 ficou lotada foi em 19 de dezembro passado.
Agora, no entanto, a situação gera mais preocupação, tendo em vista o crescimento no número de casos em todo o estado, que está sob bandeira preta desde sábado, 27. Diante disso, a administração municipal estuda a ampliação de leitos e a contratação de profissionais da saúde.
Conforme o prefeito André Brito, este é o pior momento desde o início da pandemia. “O sistema de saúde do Rio Grande do Sul já está em colapso. A Secretaria Estadual de Saúde pediu aos prefeitos e aos hospitais que organizem a utilização das enfermarias e dos blocos cirúrgicos para receberem pacientes, demonstração de que a situação é desesperadora”, diz André.
Atualmente, Taquari registra 91 casos ativos da doença. Ao todo, 2.257 moradores do município contraíram o vírus até agora, dos quais 2.127 se recuperaram e 39 morreram.