Saúde

Prefeitura disponibilizará mil testes rápidos para detecção da covid-19

Também serão distribuídos kits com medicamentos e adquiridas seringas e agulhas, visando à imunização

Reunião definiu medidas hoje à tarde
Foto: André Liziardi/Divulgação

Em reunião na tarde desta sexta-feira, 8, a Prefeitura de Taquari definiu diversas medidas de enfrentamento à pandemia de coronavírus no município. As ações se iniciam na próxima semana, executadas pelas equipes das unidades de saúde.

A primeira delas consiste num estudo epidemiológico com a realização de mil testes rápidos, dos quais 300 destinados ao comércio e à indústria; os demais vão para os postos de saúde.

Os critérios para testagem são os seguintes: pessoas assintomáticas, pessoas que nunca contraíram o vírus e uma pessoa por domicílio. Os exames serão quantitativos por faixa etária (20/30 anos, 30/50 anos e 60 anos ou mais). “As pessoas serão selecionadas conforme o perfil dos cadastros existentes nos postos, e as equipes de cada unidade entrarão em contato”, explica a coordenadora da Secretaria de Saúde, Etiene Marques.

A partir dos números obtidos, será feito um estudo por profissionais da área. “O objetivo é ter, com esse estudo, um panorama da doença no município e, assim, impedir um colapso em nosso sistema de saúde. Detectando a doença no estágio inicial, podemos iniciar o acompanhamento e o tratamento, evitando o agravamento dos casos e a superlotação dos leitos hospitalares”, diz o prefeito André Brito.

Reforço na equipe volante

Desde o início da pandemia, a equipe volante da Secretaria de Saúde realiza os testes e monitora os casos em Taquari. Já que nas últimas semanas a demanda por atendimento aumentou, será contratado mais um profissional para auxiliar na comunicação entre a equipe e a população.

Outra medida é a disponibilização de um médico para atender, de maneira remota e exclusiva, os pacientes monitorados.

Kits com medicamentos

A Secretaria da Saúde disponibilizará medicamentos para o tratamento de pacientes sintomáticos, mediante prescrição médica do profissional da equipe volante. A partir da próxima semana, serão distribuídos kits com esses medicamentos.

Vacinação

Também na próxima semana, o município cotará os preços de seringas e agulhas, já se preparando para o momento da imunização.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: