Artigo

A consolidação do político como opção de voto

Presidente da Câmara de Vereadores faz análise sobre a eleição

LEANDRO MARIANTE
Presidente da Câmara de Vereadores

Através de uma avaliação acerca da eleição em nossa cidade, me darei o direito de fazer uma análise a partir de uma abordagem diferente das que tenho visto e ouvido. Afinal, todas elas trazem como tema central a “renovação” da Câmara.

Vamos aos fatos. Tivemos dois vereadores que fizeram parte da corrida pelo Executivo e outro cujo registro foi negado pela Justiça Eleitoral, o que o impediu de concorrer à reeleição.

Na disputa pelo Legislativo, apenas um — isso, somente um — dos nove eleitos não tinha envolvimento direto com a política partidária e institucional ou não era CC no atual governo.

Com essa pequena introdução, já podemos falar sobre essa nova ótica, ou seja, da consolidação da política, do político e, claro, do trabalho desenvolvido por eles. Uma série de fatores pode ser levada em conta.

Vejamos: elegeram-se três coordenadores (Obras, Educação e Assistência Social), um ex-vereador e um servidor da Saúde. Isso por si só já nos permite um olhar que difere dos demais com robustez.

Aí trago à tona o tema central deste texto: mesmo que as pessoas não tenham se dado conta, o voto delas foi direcionado a quem tem trabalho político, ou seja, àqueles que estiveram atuantes dentro da política do município, na execução direta ou indireta das tarefas governamentais e/ou legislativas.

Nessa linha, acredito que houve, na verdade, uma escolha coerente, sem crença em super-heróis, salvadores da pátria, atores de redes sociais, “desconhecidos” da política. O voto do eleitor foi em quem trabalha e contribui para a boa política em nosso município.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: