No segundo dia de pandemia, a cidade já contabilizava cerca de 300 enfermos
“O Taquaryense” iniciou no último sábado, 12, uma série de reportagens sobre a gripe espanhola em Taquari, elaborada a partir de registros feitos pelo próprio jornal em 1918, livros e relatos de historiadores.
Logo que o vírus chegou ao município, em fins de outubro daquele ano, uma extensa lista de contaminados começou a se formar, de modo que já no segundo dia de pandemia, só no perímetro da cidade, contavam-se aproximadamente 300 enfermos. Entre eles, os dois médicos que atendiam a comunidade.
Mais à frente, a situação se agravou, com a ocorrência de muitas mortes, a ponto de se fazer necessária a encomenda de madeiras para a construção de caixões.
Ficou curioso? As reportagens acerca da pandemia que precedeu a atual em pouco mais de um século, considerada a mais devastadora da história, serão publicadas exclusivamente na edição impressa de “O Taquaryense”, recebida pelos assinantes todos os sábados.