Ela também atuou na política, concorrendo a prefeita em 1996

Luta pela igualdade era sua principal bandeira
Foto: Reprodução/Facebook
Morreu ontem, 6, em Taquari, a professora Maria da Glória dos Reis, conhecida popularmente como Glorinha. Nascida em 6 de novembro de 1938, tinha 81 anos.
A luta por um mundo mais justo não ficou restrita ao magistério. Na política, Glorinha viu a possibilidade de amplificar sua voz em defesa da igualdade social.
Foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) no município. Pela sigla, concorreu a prefeita em 1996 e ficou na quarta colocação, com 763 votos, tendo sido depois candidata a vereadora.
Seu parceiro de chapa naquele ano, Melqui Sedec, lamentou o falecimento da correligionária no Facebook. “Amiga e companheira de jornada. Meus sentimentos à família”, escreveu Melqui em seu perfil, publicando abaixo da mensagem a foto de um comício daquela campanha.
Através das redes sociais, amigos e ex-colegas também se manifestaram em razão da morte de Glorinha, destacando seu lado humanitário.
A reforma agrária foi lembrada como uma de suas bandeiras de luta. Daí o apoio ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Católica, Glorinha foi catequista e integrante da Pastoral Social. Além disso, atuou na organização da Romaria da Terra e na divulgação de grupos da teologia da libertação.
Ela foi velada na Câmara de Vereadores e sepultada no cemitério dos Almeida nesta segunda-feira, 7.