Artigo

Um sonho de amor…

Diretora de "O Taquaryense" recorda iniciativa do avô que, aos 22 anos, fundou o periódico

FLÁVIA THEREZINHA SARAIVA DIAS
Diretora de “O Taquaryense”

Albertino Saraiva (à direita), ao lado do filho Palemon, em frente ao antigo prédio do jornal
Foto: Acervo/O Taquaryense

Corria o ano de 1886 quando, vindo de São Jerônimo, chegou a Taquari um jovem com 21 anos. Naquela vila, trabalhara com Carlos Candal, proprietário de uma tipografia e seu grande mestre nesse ofício. Ali descobrira o pendor para as artes gráficas.

Mudou-se para cá após ser convidado a empregar-se na tipografia de José Rodolfo Taborda, que, com sua ajuda, lançou à luz da publicidade “A Restauração” e, em substituição a esta, “Gazeta de Taquari”.

Um ano depois, tendo Taborda transferido seu estabelecimento para Encruzilhada, novo convite chegou ao jovem tipógrafo, agora para trabalhar na oficina de Tristão de Azevedo Viana. Ali o sonho acalentado por nosso personagem principal cresceu e, aos poucos, tornou-se realidade.

Na manhã de um domingo invernal, 31 de julho de 1887, Albertino Saraiva entregou, de casa em casa, o primeiro número de “O Taquaryense”. Naquele momento, nascia um jornal simples e singelo, pleno de amor e esperança, com a missão precípua de registrar o desenrolar da história através dos tempos, sempre fiel à verdade dos fatos e determinado a defender os interesses de sua terra.

O sonho de Albertino se manteve vivo nas gerações que se sucederam, mercê de muita fé, muita luta, muita abnegação de uma família e muita dedicação e colaboração de uma plêiade de grandes e inesquecíveis amigos.

São 133 anos de história! Nossa luta continua, nossa esperança se renova a cada dia! O sonho do jovem tipógrafo é a inspiração que nos move na caminhada iniciada por ele com tanto amor e sacrifício.

1 comentário

  1. Boa tarde, Sra. Flavia.
    Li seu artigo, excelente, e não pude deixar de me emocionar com as lembranças de tantas pessoas queridas que ‘retornaram’ para me alegrar.
    Meu nome é Nara Saraiva, sou filha de Darcy Saraiva, irmão de Sady, Nestor, Eny, Saul e Lacy Saraiva; sou neta de Fausto Saraiva – meu avô paterno – que por sua vez era muito amigo do Sr. Palemon, assim como meus tios. Meu pai e meus tios Nestor e Saul eram amigos do General Olmir Borba Saraiva, cuja filha foi minha professora em PoA, e cujo filho que também era militar – Roberto – a quem conheci quando meu irmão, Flavio Saraiva, estudou no Colégio Militar de Porto Alegre. Meu pai e meus tios também sempre falaram muito de Albertino Saraiva quem, pelo que sei, era tio do meu avô Fausto. Esses laços familiares não estão escritos, de modo que menciono as histórias familiares que escutava quando todos eles eram vivos.
    Tenho o exemplar do jornal O Taquaryense publicado na data de comemoração dos 100 anos, que guardo afetuosamente como uma relíquia. Meu pai e meu tio Saul estiveram na festa de comemoração dos 100 anos do jornal, mas eu não estava mais residindo em Porto Alegre e não pude acompanhá-los.
    Escrevo aqui por que acabei de ligar para o Cartório de Registro Civil de Taquari, buscando sobre informações de meus antepassados, comentei sobre o jornal e a Srta. Caroline, do Cartório, me disse que o jornal ainda existe; então procurei pela internet e, dessa vez, tive mais sorte. Estou muito feliz por ter encontrado essa ‘janela para o passado’ e gostaria de ter mais informações sobre minha família paterna, meus antepassados e amigos que se perderam no tempo. Irei a Taquari na próxima semana, provavelmente nos dias 12 e 13 de julho próximos para procurar informações sobre essa história.
    Gostaria muito de ter uma resposta sua para esse comentário que estou postando aqui.
    Meu endereço de e-mail é nara_saraiva@yahoo.com.br e meu telefone celular é (21) 9 9996.0419.
    Ficarei muito feliz e agradecida se tiver sua resposta e se a Sra. puder me ajudar a reunir ao menos em ‘árvore genealógica’ essa família admirável e seus antepassados históricos para nosso Estado.
    Agradeço desde já.
    Atenciosamente,
    Nara Saraiva.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: