Além de cultivar morangos e hortaliças, Ana Rosa se dedica à confecção de peças artesanais

Peça selecionada por Ana foi tingida com água de feijão
Foto: André Liziardi/Divulgação
A produtora rural Ana Rosa, da localidade de Amoras, representará Taquari na primeira edição do Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina do Rio Grande do Sul, cujas inscrições são gratuitas e vão até o próximo dia 30.
A peça selecionada por Ana foi tingida com água de feijão, num processo natural de coloração da lã. “Fico muito contente em participar. É uma alegria e um reconhecimento para nós”, diz Ana, que cultiva morangos e hortaliças em sua propriedade, ao mesmo tempo que se dedica ao artesanato.
Somente serão aceitas peças confeccionadas com lã crua ovina, através de qualquer técnica de produção, nas seguintes modalidades: acessórios (bolsas, cintos, colares, brincos e pulseiras), mantas (qualquer tamanho), xergão (de no mínimo 70 centímetros a no máximo 90), poncho, colete, blusão e casaco. A peça mais bonita de cada modalidade será a vencedora, e o artesão dela receberá um certificado.
O concurso é organizado pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A promoção é dos escritórios regionais de Pelotas e Bagé, mas os artesãos de outras cinco regiões (Caxias do Sul, Lajeado, Porto Alegre, Santa Maria e Santa Rosa) que são assistidos pela Emater ou que tenham carteira de artesão expedida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social também podem participar.