
LUCIENE PEREIRA
Professora do IEE Pereira Coruja
Se você chegou até aqui, provavelmente já fez muitas coisas: levantou-se, fez a sua higiene pessoal e tomou um bom café… E muito, mas muito provavelmente não se deu conta do seu impacto ambiental em todos esses movimentos.
Como assim? Impacto?!?!? Viver causa impacto ambiental, ou seja, tudo em que tocamos se transforma e muito provavelmente não retornará à sua forma original. A grande questão é viver de forma que o nosso impacto não seja tão devastador.
Em meio a este turbilhão de acontecimentos que 2020 nos reservou, eis que pouco se falou, pensou e repensou sobre as questões ambientais, sempre tão urgentes e necessárias. Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, seria interessante se cada um que nos lê reservasse dois minutos (isso mesmo: apenas dois minutos) para repensar como anda o impacto da sua existência nas questões ambientais…
Fechou a torneira enquanto escovava os dentes ? Foi para o trabalho caminhando, já que mora a duas quadras dele? Separou o lixo pensando no moço da reciclagem ? Se fez pelo menos uma dessas coisas, você reduziu o seu impacto ambiental e contribuiu para a preservação dos nossos recursos naturais. E preservar o meio ambiente é isso. Ações conscientes e sábias que dependem unicamente de você.
Hoje é dia de pensar em você. No que você pode fazer — e, sem sombra de dúvida, você pode fazer mais. Comece hoje ainda, ou talvez amanhã, mas comece. Pequenas mudanças geram grandes transformações. Acredite!