Campo

Feira virtual conecta agricultores e consumidores em tempos de pandemia

Produtores taquarienses podem ser contatados através do site da Emater

Produtores taquarienses podem ser contatados por telefone ou WhatsApp

Iniciativa visa ao escoamento da produção em meio à crise atual
Foto: Reprodução

Escoar a produção tem sido um desafio para os produtores rurais durante a atual pandemia. As vendas online, neste contexto, se apresentam como uma boa alternativa. Para facilitar o contato entre consumidores e agricultores, a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, criou a Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf).

A plataforma permite que o consumidor pesquise pelo nome do município, veja os produtores cadastrados e contate aquele que desejar, o que pode ser feito por telefone ou WhatsApp disponibilizados no canal. Também são apresentadas, no canal, dicas de alimentação e de prevenção à covid-19.

Extensionista rural da Emater de Taquari, Ana Cláudia Desconsi ressalta a importância da iniciativa. “A feira virtual é uma plataforma que aproxima o consumidor do agricultor e uma oportunidade para as famílias rurais escoarem a produção neste momento de pandemia.”

Um dos agricultores taquarienses cadastrados na feira virtual é Vágner dos Santos Rosa (foto), da localidade de Arroio do Potreiro, no interior do município. Ele planta alface, tempero, couve, rúcula, repolho e aipim, alimentos que comercializava em fruteira e nas casas. Além disso, abastecia as escolas municipais. Com a pandemia, a produção ficou parada. “Teve dias em que fiquei apavorado, com as verduras prontas, e não podia entregar nos colégios. Passou de tudo pela cabeça. Aí conversamos e decidimos oferecer nas redes sociais, para ver se conseguíamos vender.”

Mano, como é conhecido, já havia criado um grupo de vendas no WhatsApp, chamado “Mano Verduras Orgânicas”. Ele foi divulgando seus produtos com a ajuda de amigos e o auxílio da Emater. Atualmente, vende a maior parte de sua produção virtualmente. “Graças a Deus, com nosso empenho, deu tudo certo. A cada semana, aparece mais gente querendo comprar.” Mano salienta que todas as verduras são lavadas antes das entregas. Ele e a esposa (foto) saem de casa com máscara e álcool em gel, seguindo as orientações das autoridades.

As famílias que tiverem interesse em participar da iniciativa podem buscar informações com o escritório local da Emater através do número 99817-0713.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: