Feira virtual conecta agricultores e consumidores em tempos de pandemia

Produtores taquarienses podem ser contatados por telefone ou WhatsApp

Iniciativa visa ao escoamento da produção em meio à crise atual
Foto: Reprodução

Escoar a produção tem sido um desafio para os produtores rurais durante a atual pandemia. As vendas online, neste contexto, se apresentam como uma boa alternativa. Para facilitar o contato entre consumidores e agricultores, a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, criou a Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf).

A plataforma permite que o consumidor pesquise pelo nome do município, veja os produtores cadastrados e contate aquele que desejar, o que pode ser feito por telefone ou WhatsApp disponibilizados no canal. Também são apresentadas, no canal, dicas de alimentação e de prevenção à covid-19.

Extensionista rural da Emater de Taquari, Ana Cláudia Desconsi ressalta a importância da iniciativa. “A feira virtual é uma plataforma que aproxima o consumidor do agricultor e uma oportunidade para as famílias rurais escoarem a produção neste momento de pandemia.”

Um dos agricultores taquarienses cadastrados na feira virtual é Vágner dos Santos Rosa (foto), da localidade de Arroio do Potreiro, no interior do município. Ele planta alface, tempero, couve, rúcula, repolho e aipim, alimentos que comercializava em fruteira e nas casas. Além disso, abastecia as escolas municipais. Com a pandemia, a produção ficou parada. “Teve dias em que fiquei apavorado, com as verduras prontas, e não podia entregar nos colégios. Passou de tudo pela cabeça. Aí conversamos e decidimos oferecer nas redes sociais, para ver se conseguíamos vender.”

Mano, como é conhecido, já havia criado um grupo de vendas no WhatsApp, chamado “Mano Verduras Orgânicas”. Ele foi divulgando seus produtos com a ajuda de amigos e o auxílio da Emater. Atualmente, vende a maior parte de sua produção virtualmente. “Graças a Deus, com nosso empenho, deu tudo certo. A cada semana, aparece mais gente querendo comprar.” Mano salienta que todas as verduras são lavadas antes das entregas. Ele e a esposa (foto) saem de casa com máscara e álcool em gel, seguindo as orientações das autoridades.

As famílias que tiverem interesse em participar da iniciativa podem buscar informações com o escritório local da Emater através do número 99817-0713.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.