Geral

Sucesso nas redes, “Causos da Ilse Rocha” superam um milhão de visualizações

Taquariense fala sobre ideia de gravar e publicar histórias engraçadas

Taquariense fala sobre ideia, surgida durante pandemia, de gravar e publicar histórias engraçadas

Professora de teatro viralizou nas redes sociais
Foto: Reprodução

A professora de teatro Ilse Catarina Rocha Costa, 59, não imaginava que uma publicação despretensiosa no Facebook repercutiria tanto e a tornaria, em poucos dias, conhecida não só no município, mas também no estado e no país.

O vídeo em que a taquariense conta a piada de um sujeito chamado “João Bosta”, na qual só ela pensava achar graça, viralizou rapidamente e a deixou famosa nas redes.

“Na verdade, eu estava bastante preocupada comigo e com todos os que ficam somente em casa devido à pandemia. Já não estava mais assistindo a notícias no Facebook. Eram só reclamações, lamentações, brigas políticas. Achava que era o momento de fazer alguma coisa diferente. Pensei em usar o meu lado de faceira para fazer as pessoas rirem um pouco.”

Foi então que, incentivada por um amigo, decidiu gravar vídeos contando histórias engraçadas, os “Causos da Ilse Rocha”. O primeiro — o da piada do personagem de nome curioso — foi publicado em 23 de abril, em seu perfil no Facebook. O que era para ser uma simples postagem tomou proporções inesperadas. Atualmente, o vídeo registra 755 mil visualizações, 27 mil reações e 1,7 mil comentários.

“Estou ainda impressionada e muito contente. Mas não com o fato de ter conquistado muitos seguidores ou com a ideia de ganhar dinheiro, de ficar famosa. O que me alegra é receber diariamente, pelo Messenger e pelo Whats, elogios que massageiam o meu ego e a minha autoestima. Pessoas de muito longe, do Acre, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina, até da Argentina, me escrevem agradecendo por ter tornado o seu dia bem melhor.”

Ilse conta que, na época do Orkut, ela tinha uma comunidade na qual compartilhava histórias divertidas. Mas, com a extinção dessa rede social, acabou perdendo tudo. Agora, ela está não somente no Facebook, como também no YouTube. Seu canal já tem milhares de inscritos. Ilse mesmo é quem o atualiza, como também é ela quem faz e edita as gravações.

“Me mato postando coisa errada. Na sexta-feira [1º], inventei de fazer minha primeira live e gravei com a câmera virada. Meu telefone trocou na hora. Até gente batendo palma no meu portão tinha. Sem falar que depois eu não sabia desligar o ao vivo.”

“Coitadinha de mim” é o bordão mais famoso da taquariense. Virou marca registrada. O mesmo vale para sua risada, que invariavelmente termina com um barulho semelhante a um ronco.

“As pessoas que me convivem comigo há bastante tempo conhecem a minha risada. É que, quando vou rir achando muita graça de algo, na hora em que respiro, sem querer, ronco junto. No começo, sentia vergonha quando riam do meu ronco. Hoje, não dou bola.”

Ilse tem três filhos: um casal de gêmeos, Lisandro e Anelise, e depois o caçula, João Batista. É avó de Natália e Emília. Com José Roberto Mallmann, morador do interior de Bom Retiro do Sul, namora há cinco anos.

“Tadinho! Nem tem ideia de que eu tô bombando nas redes. Ele é colono, uma pessoa muito humilde, que ri das minhas gracinhas. Quanto aos meus filhos, no começo acharam só engraçado. Agora, também estão gostando. As minhas netas estão achando o máximo. Entram muito no Instagram e me falam ‘Vó, teu vídeo tá bombando, tem milhões de curtidas e comentários’.”

O encantamento de influenciadores digitais e artistas

O Instagram ainda é território desconhecido para Ilse. As netas e as amigas, porém, não a deixam desinformada do que acontece por lá. No início desta semana, por exemplo, a página “Sou Eu na Vida”, que posta memes e vídeos de entretenimento, reproduziu a gravação da piada do “João Bosta”, em que, a cada nova frase, a taquariense dá muitas gargalhadas. A postagem já contabiliza quase dois milhões de visualizações e 17 mil comentários, inclusive de influenciadores digitais e artistas, que elogiam a simplicidade e o bom humor dela.

“Notem a grandeza de sentimento quando ela diz no começo do vídeo que estava pensando em falar alguma coisa para as pessoas se animarem um pouco”, destacou o “ator das mil vozes”, Jefferson Schroeder, acrescentando em outro comentário: “Impossível não rir!!!”. O modelo e apresentador da Rede TV Franklin David também gostou do que viu. “Fui contagiado pela risada gostosa dela”, escreveu. “Estamos rindo aqui HAHAHAHAHA”, comentou a cantora e atriz Sophia Abrahão, que tem mais de cinco milhões de seguidores no Instagram.

A paixão pelo teatro

Ilse trabalha no projeto Comunidade Ativa, desenvolvido pela Prefeitura de Taquari, dando aulas de teatro na rede municipal para turmas de 5º ano. Ela também dá vida a personagens da literatura e se apresenta para alunos da educação infantil. Além disso, atua no Centro Especial de Amparo à Criança e ao Adolescente de Taquari (Ceacat).

“Acredito que o teatro está na nossa alma, no nosso coração, no nosso sangue. Amo o teatro desde criança, pois nos deixa mais leves, descontraídos e bem-humorados. Graças a Deus, hoje trabalho nas escolas do nosso município dando oficina de teatro. Sou muitíssima agradecida por essa oportunidade.”

A paixão pelo teatro vem desde os tempos de escola rural, na localidade da Beira do Rio, onde nasceu. Ilse se lembra com carinho de duas professoras em especial, de quem guarda muitas e boas recordações.

“Sempre digo que as professoras das séries iniciais são fundamentais na vida da gente. As minhas eram dona Lorena e dona Maria da Glória. Eu já fazia teatro na escola, e naquele tempo recitávamos versinhos. Adorava tudo aquilo. Decorava os versinhos de todas as colegas.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: