Pelos Cinco Continentes

O relato que vem da África, onde mora família de taquariense

Maria Arboleda, 37, fala sobre rotina em tempos de pandemia

Maria Arboleda, 37, fala sobre rotina em tempos de pandemia

Maria, o marido, Daniel, e os filhos, Ive, Paulo e Daniel
Foto: Arquivo Pessoal

O terceiro depoimento da série “Pelos Cinco Continentes” vem da África. Maria Arboleda, 37, natural do Equador, residiu em Taquari por três anos e, há dois meses, vive em Acra, capital de Gana.

A seguir, Maria conta como vem sendo a rotina dela e da família no país africano em tempos de pandemia. Casada com o taquariense Daniel Luís Soares Batista, tem três filhos: Ive, Paulo e Daniel.

“Percebemos muito compromisso das pessoas e do governo”

Nossa rotina estava baseada no processo de adaptação. Crianças estavam na escola, mas, quando tudo começou, rapidamente as escolas fecharam. Foi a primeira medida preventiva que tomaram.

Uma semana depois, fecharam o aeroporto, e ninguém podia sair nem entrar no país. O governo logo decretou oficialmente quarentena para todos. Meu marido começou a fazer home office. Quem vai ao supermercado sou eu. Tomamos todas as medidas preventivas.

Na parte externa dos supermercados, há pias para lavar as mãos e desinfetante. Dentro, entregam luvas para todos, mas o uso não é obrigatório. Além disso, fazem desinfecção de cada carrinho de compras. Só após isso podemos pegá-lo.

Militares estão nas ruas e param os veículos para perguntar as razões pelas quais saímos. Não é permitido que haja mais de duas pessoas no carro. Ficamos abastecidos de alimentos e água, evitando ao máximo sair. Quando saio, só volto a ter contato com a família depois de me higienizar.

É assim que as coisas estão por aqui. Todos respeitam muito as medidas de prevenção. Percebemos muito compromisso das pessoas e do governo. Porém, como em todo país africano, existem muitas deficiências no sistema de saúde. Há, por exemplo, falta de leitos de UTI. São apenas 36 em Acra, e é baixo o número de testes de covid-19 feitos na população. Gana tem 841 casos e nove mortes até agora.

Em resumo, é isso que podemos contar de nossa experiência com a quarentena decorrente da pandemia do coronavírus, que está sendo muito marcante em nossas vidas.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: