
GABRIELA GONÇALVES
Fonoaudióloga
Todos os anos, em 16 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Voz, que teve início em 1999 no Brasil e, a partir de 2003, passou a ser internacional, com diversos eventos realizados nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia.
Mas, afinal, o que é a voz? A voz pode ser considerada como o som resultante da vibração das pregas vocais, provocada pela passagem do ar através da laringe. É a forma mais comum de comunicação e tem uma grande importância nas relações sociais e na vida profissional. Por isso, é fundamental usá-la de forma correta.
Neste momento pelo qual estamos passando devido à covid-19, vários artistas vêm fazendo lives, e o que tem chamado muito a atenção é o uso/abuso de bebida alcóolica durante as apresentações.
O álcool irrita os tecidos da laringe. Seu excesso diminui o controle da voz e aumenta as chances de abusos vocais, podendo causar possíveis lesões nas pregas vocais e, por consequência, rouquidão e perda tanto na extensão quanto na qualidade vocal.
Aqui vão algumas dicas para você utilizar sua voz da melhor maneira possível:
– fale sem esforço e articule bem as palavras;
– beba dois litros de água diariamente;
– procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual;
– evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos;
– evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas;
– evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas;
– cuidado ao cantar inadequada ou abusivamente;
– esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal, como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão;
– em caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.
Seja amigo de sua voz!