Em Taquari, 13 mil animais devem ser imunizados

Horário de atendimento vai das 8h às 14h | Foto: Anna Precht
Antecipada, a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul está em sua última semana. O encerramento acontece na próxima terça-feira, 14. Em Taquari, o número estimado de bovinos e bubalinos a serem vacinados é de 13 mil (no estado, 12,6 milhões).
O prazo para a apresentação de notas fiscais de compra de vacinas contra a febre aftosa vai até 30 de abril. Para evitar aglomerações em meio à pandemia do coronavírus, os produtores podem enviar os comprovantes de vacinação por e-mail ou WhatsApp. O e-mail da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Taquari é ivz-taquari@agricultura.rs.gov.br, e o número de WhatsApp é o mesmo do telefone fixo (3653-1724). O horário de atendimento ao público vai das 8h às 14h.
A campanha de vacinação foi antecipada como parte da estratégia do estado para ser declarado como livre de aftosa sem vacinação, a fim de obter, num segundo momento, o reconhecimento internacional dessa condição pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Declaração anual de rebanho
O produtor rural pode encaminhar por e-mail ou WhatsApp a declaração anual de rebanho, nota fiscal para emissão de GTAs e nota de compra de vacina. Para isso, não é necessário o atendimento presencial, uma vez que a confirmação ao produtor se dá via e-mail ou WhatsApp. O prazo para a declaração termina em 30 de abril.