Atividades no campo estão suspensas há 20 dias

Matheus Goerck Dias e colegas cumprem cartilha elaborada pela comissão técnica | Foto: Divulgação
Os treinos do time juvenil do Esporte Clube Pinheiros, iniciados em 3 de fevereiro, foram suspensos há exatos 20 dias, em virtude da pandemia do coronavírus. No entanto, os 29 atletas da equipe periquita seguem realizando atividades, só que em casa e sob a supervisão, à distância, do técnico Francisco Bellini (Chico).
Para minimizar os prejuízos causados pela falta de jogos e treinamentos, os professores Antônio Carlos Dutra e Bruno Brandão, integrantes da comissão técnica, prepararam uma cartilha de atividades, a fim de que os jogadores mantenham a rotina de trabalho.
Foram montados vários tipos de treinos, que abordam todas as valências físicas. “Os atletas aderiram à ideia e estão bem comprometidos. Diariamente, eles me mandam os resultados do treino e um vídeo no qual mostram a atividade realizada. Então, eu coloco esses dados numa planilha e, dessa forma, acompanho o desenvolvimento de cada atleta”, explica o técnico Chico.
Além disso, ele procura indicar vídeos, mensagens e leituras que condizem com o momento, para motivar seus atletas e mantê-los focados. “Esperamos que isso passe rápido, que as consequências sejam as menores possíveis e que possamos voltar mais fortes e felizes para trabalhar”, diz o treinador.
A princípio, o Pinheiros disputaria três campeonatos: Gauchão Juvenil, Encosta da Serra e Copa Taquari. O Gauchão teria início na primeira semana de maio. Porém, a Federação Gaúcha de Futebol ainda não se pronunciou sobre as competições de base. A atenção da entidade está voltada para as três divisões profissionais.
O técnico Chico destaca que, apesar da indefinição, é fundamental que os atletas se mantenham preparados. “Não podemos iniciar do zero, porque o prejuízo será muito grande. Quando voltarmos, não vamos ter muito tempo para trabalhar. Então, precisaremos estar na melhor forma possível”, salienta o comandante.
Uma nova rotina
Em vez dos treinos com bola e das atividades no campo, o volante Matheus Goerck Dias, 16, e os colegas de time têm feito corridas pela cidade e, em casa, realizam o restante dos exercícios. “Gostaríamos de poder ter a nossa rotina normal, treinando e nos preparando para os campeonatos que começariam nas próximas semanas. Mas a gente entende que a nossa saúde e a saúde dos nossos familiares estão acima de qualquer coisa”, ressalta Matheus.
Baseados em slides encaminhados pelo clube, os atletas seguem um cronograma de treinamentos. Às segundas, quartas e sextas-feiras, trabalham condicionamento físico e fortalecimento de membros inferiores e superiores. Às terças e quintas, focam na parte aeróbica, com corridas de, em média, cinco quilômetros ou 30 minutos.
“Todos os dias, mandamos informações para o técnico, vídeos e imagens referentes aos treinamentos realizados”, explica o volante, destacando que a comissão técnica está sempre à disposição para o esclarecimento de dúvidas. “Estamos trabalhando com bastante motivação e buscando evoluir, a cada dia, de todas as maneiras, pois sabemos que isso vai passar. Voltaremos mais fortes”, assegura Matheus.