Inaugurado roteiro turístico rural Freguesia das Figueiras

Visita-piloto foi realizada ontem

Os donos das seis propriedades que fazem parte do roteiro | Foto: Pedro Harry

A primeira visita às seis propriedades que integram o roteiro Freguesia das Figueiras ocorreu durante a manhã e a tarde de ontem, 10, no interior de Taquari.

Cerca de 40 pessoas inauguraram o turismo rural no município, guiadas por Oládio Luiz Pereira, presidente do Conselho do Turismo. A coordenadora de Cultura, Sabrina Freitas, e a turismóloga do Senar, Claudiana Y Castro, acompanharam o grupo juntamente com Oládio.

O início do percurso foi em Júlio de Castilhos, com uma trilha de aproximadamente dois quilômetros até o morro da Cabrita, dentro da propriedade de Régis Eli do Amaral, que conduziu os visitantes.

Na sequência, em Amoras, os turistas conheceram a Atafona Martins, onde tiveram contato com o processo de produção da farinha de mandioca, do polvilho e da tapioca.

A terceira parada foi na cabanha Duas Figueiras, em Arroio do Potreiro. No galpão da propriedade, os visitantes saborearam almoço cujo cardápio incluiu costeleta de porco caseiro assada ao molho de geleia com pimenta, quibebe e outros pratos característicos da região.

Dali, à tarde, o grupo seguiu para o Recanto dos Piovesan, que conta com diversas espécies de plantas nativas e exóticas, entre medicinais, frutíferas, aromáticas e alimentícias.

O destino seguinte foi o sítio da Ana, às margens da RSC-287, em Amoras. No local, os turistas percorreram hortas orgânicas e conheceram a estufa na qual a proprietária cultiva morangos sem o uso de agrotóxicos.

Encerrando a visita-piloto, o grupo esteve na cervejaria Morro Pelado, onde acompanhou o processo de fabricação artesanal da bebida e pôde degustar três tipos produzidos na casa centenária em que o empreendimento está instalado — um atrativo à parte, que preserva a cultura açoriana e as características de construção da época.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.