Profissionais da saúde recebem capacitação

Enfermeiros e agentes participaram de treinamento na Câmara | Foto: Juliano Kern/Divulgação
Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira, 2, informa que o Brasil contabiliza 433 casos suspeitos de coronavírus. Dois já foram confirmados, ambos em São Paulo.
Mesmo sem casos suspeitos em Taquari, a administração municipal, através da Secretaria da Saúde, elaborou um plano de contingência. A Vigilância Epidemiológica realizou treinamento com enfermeiros e agentes de saúde na Câmara de Vereadores.
Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Andréia Oliveira, não há motivos para alarme da população. “Estamos tomando todas as medidas, seguindo a orientação da Coordenadoria Regional de Saúde. A melhor prevenção sempre é a informação, e toda a equipe da Secretaria da Saúde está à disposição da comunidade.”
Técnicos, serventes e médicos que atuam nos postos receberão capacitação nos próximos dias, quando também será feito um trabalho de orientação em todas as escolas de Taquari.
O plano
Elaborado por profissionais da Secretaria da Saúde e do hospital São José, o plano de contingência, a ser enviado à 16ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), reúne dados da doença, precauções e orientações.
Qualquer caso suspeito será notificado imediatamente à Vigilância Epidemiológica. Uma vez confirmada a suspeita, o paciente será encaminhado para isolamento domiciliar por 16 dias.
Se o caso for grave, o isolamento será no hospital, podendo ocorrer transferência, conforme a Central de Regulamentação Hospitalar. Em ambas as situações, haverá coleta de material para análise e monitoramento da Vigilância Epidemiológica.