Aos 13 anos, coroinha da paróquia São José ingressa em seminário

Arthur Cezimbra Machado vive agora em Três Passos

Jovem colaborava como sacristão na capela do bairro Praia | Foto: Anna Precht

O taquariense Arthur Cezimbra Machado rumou, no último dia 16, para Três Passos, onde ingressou no seminário São Pascoal, casa de formação da Ordem dos Frades Menores (OFM). O jovem de 13 anos vive a fase do aspirantado, cursando do 8º ao 3º ano do ensino médio em escola pública, e o seminário é sua casa.

Arthur conta que, desde os três anos, nutre o desejo de ser padre. “Tenho certeza do que quero. Nunca pensei em  outra profissão.” A opção pela vida franciscana veio da convivência com os freis da paróquia São José e do acompanhamento franciscano. “Eles trabalham a partilha. Sermos irmãos, darmos as mãos e seguirmos em frente. E isso é bem legal. Ser frei é uma opção de vida. Essa marca eu vou levar para a vida toda.”

Em 2019, o jovem participou de encontros vocacionais a cada dois meses, trabalhando o lado espiritual e aprendendo a história de São Francisco de Assis, com o acompanhamento do formador vocacional frei Blasio Kumer, que fez visitas a sua casa.

Apoio da família

Morando com a mãe e a avó materna, Arthur diz contar com o apoio de toda a família, que, desde muito cedo, sabe de seu desejo de seguir na vida religiosa. “Mesmo minha avó paterna, que é evangélica, disse que, se é para servir a Deus, que eu siga meu caminho.”

O único coroinha da paróquia, que auxilia nas missas na Matriz há mais de cinco anos, fala com orgulho de sua comunidade de origem, no bairro Praia. Ali, ele colabora nas celebrações, como sacristão, cantando e tocando pandeiro, desde os oito anos. “É a comunidade mais antiga da paróquia, tem muita história. Depois que os açorianos construíram a Matriz, vieram para cá. A imagem de Nossa Senhora das Dores veio da Europa. Ela é esculpida em madeira, assim como a de São José.”

Arthur destaca o fato de a comunidade contar com “proteção dupla”, graças às padroeiras Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora dos Navegantes. Ele está confiante com a decisão tomada e conta com a oração dos paroquianos e a intercessão das padroeiras para seguir sua caminhada vocacional.

Um comentário sobre “Aos 13 anos, coroinha da paróquia São José ingressa em seminário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.