Pesquisador da cultura açoriana, ex-jornalista do Grupo RBS visita Taquari

Marçal Alves Leite esteve no município em janeiro

Alegretense conheceu o antigo porto no bairro Praia | Foto: Raul Espinoza

Ele se define como “bacudo de Alegrete que busca sentido e equilíbrio na generosidade e na cultura dos ancestrais açorianos”. Residente em Porto Alegre, Marçal Alves Leite, 64, é jornalista e conta com passagens pela Rádio Pampa, pelo “Jornal do Comércio” e pelos diários “Correio do Povo” e “Zero Hora”. Neste, trabalhou por 20 anos, tendo sido editor dos indicadores econômicos e titular da coluna “Mercado em Dia”.

Em 24 de janeiro passado, Marçal visitou Taquari e conheceu lugares que guardam traços da colonização portuguesa. Esteve no antigo porto do município, localizado no bairro Praia, onde tudo começou. Passou pela Igreja Matriz, o templo bicentenário que, erguido em 1768, abriga a imagem de São José doada pelo Rei de Portugal. Fotografou prédios com arquitetura açoriana. E não deixou, é claro, de conhecer a tipografia do segundo jornal mais antigo do estado, sendo recebido pelo editor Pedro Harry Dias Flores e por seu “fiel escudeiro”, o tipógrafo João da Rosa Rodrigues.

Recepcionado na prefeitura pela coordenadora de Cultura, Sabrina Freitas, Marçal foi presenteado com o livro “São José de Tebiquary — um Jorro de Luz sobre o Passado do Município de Taquari”, lançado em 2019 pelo historiador João Paulo da Fontoura. Na companhia de Sabrina, o jornalista foi até o principal cartão-postal da cidade, a Lagoa Armênia, e pôde ouvir um pouco da história desse local sobre cuja origem pairam várias versões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.