“O Taquaryense” e demais jornais centenários do Brasil ganham livro

Assinada por Hérica Lene, obra nasceu de pesquisa de pós-doutorado

Clique na imagem acima e tenha acesso ao e-book

A jornalista e pesquisadora Hérica Lene acaba de lançar o e-book “Jornais Centenários do Brasil” (Labcom-UB, 2020). O livro é resultado de um trabalho de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sobre os periódicos brasileiros que atingiram ou ultrapassaram a marca temporal dos 100 anos.

“O Taquaryense” figura no segundo capítulo, intitulado “Os Jornais Centenários do Interior”. A história do semanário começa a ser contada na página 183 e se estende até a 189, seguida por uma reprodução da capa de 22 de janeiro de 1893. O texto parte do fim do século XIX, quando Albertino Saraiva fundou a publicação nascida de seu idealismo, até chegar à década em curso.

Redator-chefe até 2018, o jornalista Pedro Harry Dias Flores, hoje editor de “O Taquaryense”, foi entrevistado pela autora da obra em novembro de 2017, quando ela realizava a pesquisa “Jornais Centenários do Brasil: como e por que Sobrevivem em Tempos de Convergência Midiática?”.

Ao todo, Hérica Lene fez 17 entrevistas com dirigentes de jornais (diretores, editores ou chefes de redação). “Nos discursos, a tradição é vista como patrimônio e fortalecimento das marcas e como um elemento importante que contribui, em algum nível, para a manutenção dos periódicos em circulação”, comenta.

A diretora de “O Taquaryense”, Flávia Therezinha Saraiva Dias, destaca a importância do livro. “Estamos falando de um trabalho de grande valia para o campo da comunicação, e nosso semanário se orgulha em fazer parte dessa relevante obra”, enaltece a filha do ex-diretor Plínio Saraiva e neta do fundador Albertino Saraiva. Desde 2004, ela está à frente do jornal, que é o segundo mais antigo em atividade no estado e o sexto no país.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.