Vizinho tentava combater incêndio e, segundos antes do rompimento de cilindros, foi afastado do local

Nelson Oliveira de Souza visitou soldados ontem à tarde | Foto: Pedro Harry
O incêndio que destruiu a casa de Luís Costa das Neves na manhã de ontem, 14, gerou momentos de tensão no bairro Colônia 20 de Setembro. A explosão provocada por cilindros de oxigênio causou um grande susto nos moradores da Rua Sulferino José dos Reis, estilhaçando vidraças e danificando a estrutura de várias residências.
Nelson Oliveira de Souza, 55, mora ao lado da casa consumida pelo fogo. Quando, por volta das 8h20, a Brigada Militar foi acionada para atender a ocorrência, o Corpo de Bombeiros ainda não havia chegado ao local e Nelson estava combatendo as chamas com uma mangueira de jardim. O incêndio, no entanto, já havia tomado conta de todo o prédio de madeira.
Ao iniciar os procedimentos preliminares, os policiais isolaram a área e, em meio à fumaça, enxergaram um homem dentro do terreno com uma mangueira tentando ajudar. “A gente começou a ouvir um ruído de vazamento e viu que ele estava próximo dos cilindros. Mas, devido ao barulho, nós chamávamos e ele não nos escutava”, conta o soldado Lencina. Contribuía também para isso o fato de Nelson ter problemas auditivos.
“Notamos que o cilindro estava prestes a se romper e gritamos algumas vezes, mas não adiantava”, relata o outro integrante da guarnição que trabalhou no atendimento, soldado de Freitas. Então, eles entraram no terreno e, segundos antes da explosão, conseguiram afastar o morador, que não se feriu. Os policiais foram alvejados por estilhaços devido ao deslocamento abrupto de ar e sofreram queimaduras, sendo conduzidos ao Hospital São José para medicação e avaliação auditiva.
Nelson, que trabalha com chapeação e pintura, foi até a Brigada Militar na tarde de ontem agradecer aos soldados. “Devo minha vida a eles. Foram lá e gritaram ‘sai’. Nós só saímos, e o cilindro explodiu. Então, agradeço demais aos dois. Graças a eles, não aconteceu o pior”, diz, emocionado.
Appreciate yyou blogging this
CurtirCurtir