Iniciada em janeiro, reforma do Theatro São João está 60% concluída

Término dos trabalhos está previsto para agosto de 2020

Casa de espetáculos já conta com iluminação e palco estruturado | Foto: Pedro Harry

A reforma do Theatro São João, iniciada em janeiro deste ano, chega ao final de 2019 em fase bem adiantada. Tanto na parte interna quanto na externa, as paredes já começaram a ser pintadas. 

Calcula-se que, em agosto de 2020, a obra se encontre finalizada. “As pessoas me perguntam quando o teatro vai ficar pronto. Eu respondo que, até o fim do próximo ano, ele estará certamente em funcionamento”, comenta o presidente da Sociedade Cultural Theatro São João, Homero Canabarro Cunha Neto.

As instalações elétricas e hidráulicas foram concluídas. O madeiramento do palco está posto. O suporte já foi fixado para a cortina. A iluminação começou a ser instalada. “Faltam poucos ajustes. O que ainda não foi feito e me causa certa preocupação é a colocação do forro e do piso na parte de baixo”, afirma o presidente do teatro. Os assentos antigos serão reaproveitados, e a intenção é que o piso do teatro seja forrado com carpete. 

Os trabalhos neste ano já foram encerrados. A ideia é retomá-los em janeiro, a partir da captação de novos recursos. “O nosso muito obrigado à comunidade empresarial, à Certaja Energia, à Certaja Desenvolvimento, à Motasa, ao Móveis Castro, à Adama, ao Supermercado Ávila e à Certel, que estão conosco neste projeto”, agradece Homero Cunha. A Prefeitura de Taquari custeia 10% da obra, o que equivale à quantia de R$ 98,4 mil.

Saiba mais

A captação de verbas para a reforma se dá através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do estado. O projeto que autorizou a busca de recursos foi aprovado no ano passado. O valor orçado para a revitalização do prédio é de R$ 984 mil.

Em sua primeira etapa, a obra envolveu a troca da estrutura de madeira do telhado por uma estrutura metálica galvanizada. Na sequência, teve início a reforma do hall de entrada, dos banheiros e dos camarins, bem como a construção de uma sala multiuso. Todos os ambientes contarão com acesso para cadeirantes.

O Theatro São João é tombado como patrimônio histórico do município. Por isso, a parte externa preservará suas características originais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.