Bovinos e bubalinos de até dois anos devem ser imunizados
Encerra-se no sábado, 30, a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Os criadores de bovinos e bubalinos devem imunizar os animais de até dois anos, segundo recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
No território gaúcho, a meta é ultrapassar 90% de animais protegidos, de um total de 4,3 milhões. Em Taquari, esse número representaria em torno de 4,5 mil cabeças.
Desde terça-feira, 26, os funcionários da Inspetoria de Defesa Agropecuária local participam da greve de servidores do Estado, em protesto contra o atraso e o parcelamento de salários e contra o pacote de medidas apresentado pelo governador Eduardo Leite.
Assim, o escritório está fechado, impedindo que os produtores entreguem os comprovantes, o que não os exime de ter de adquirir a vacina dentro do prazo estabelecido. “Eles devem comprar as doses até sábado e apresentar a nota quando acabar a greve”, afirma a médica veterinária Cecília Mota Nogueira, supervisora regional da Inspetoria Veterinária.
A vacinação contra a aftosa é prevista em lei. O não cumprimento no período pode ser considerado uma infração.