“O Taquaryense” republica última coluna escrita por Tia Helena

Homenagem foi prestada no sábado à titular de “Sociais em Destaque”

Depois de 20 anos, a página 4 de “O Taquaryense” voltou a apresentar, em seu topo, o título “Sociais em Destaque”, escolhido em 1963 por Helena Santos da Silveira para dar nome à coluna que assinaria até 1999, ano de sua morte.

Em homenagem à antiga colaboradora, cujo centenário de nascimento transcorreu no dia 16, o jornal republicou sua coluna derradeira na edição de sábado, 23.

“Sociais em Destaque” apareceu pela última vez no periódico em 15 de maio de 1999, não tendo sido possível à colunista finalizar o texto, devido ao mal súbito que a acometeu dias antes de entregá-la.

Leia-a a seguir.

*

Se é a TV e o jornal que fazem a cabeça dos estudantes, por que não conduzir esses dois veículos de comunicação até os jovens, proporcionando-lhes um encontro no qual a fantasia e o conhecimento entrariam em choque, resultando daí soluções?

Comecemos pela prática mais fácil e acessível — o jornal, que desmistificaria a ideia de que é um amontoado de páginas, e sim um eloquente mensageiro, tal qual uma janela aberta para o mundo.

A responsabilidade, a verdade e a ética conduziriam até a sala de aula esse “amontoado” de folhas, que destilariam o conhecimento de tudo que se passa em nossa terra, no Estado, no país e no mundo.

Os estudantes seriam os maiores beneficiados, e os professores, os mais gratificados.

Que tal continuarmos nossa conversa?

*

Visitando-nos em momento feliz as professoras Carla Cunha Castro e Rosane Figueiró e João Valério Lucas, proprietário de gráfica recém-instalada na cidade de Triunfo.

João Valério e família são de Bagé. Foi um prazer recíproco nosso conhecimento.

*

As professoras Carla e Rosane foram convidadas para dirigir o Centro Cultural “Corpo Santo”, daquela cidade, estando atualmente em fase de preparação de um espetáculo teatral — 500 anos de Brasil.

*

João Antônio Maia Neto e Denise Pereira Maia ganharam a pequena Maiara, que se antecipou aos desejos do pai, cujo aniversário transcorreria em 5 de maio, chegando em 4 de maio, para deixar mais felizes os avós João Maia e Leci da Silva Maia, pelo lado materno, e Selma e Leocádio Pereira.

*

Aniversariou em 6 de maio Luiza Helena Charão Toffani, jovem poetisa que orgulha a cidade.

*

Transferiu-se definitivamente para Taquari Neri João Franco, ex-exator do município, aposentado, que vem se estabelecer no bonito prédio, de sua propriedade, situado na Rua Oswaldo Aranha, entre a Pedro Michel e a lagoa.

A esposa de Neri trabalhou em departamento da antiga Defensa (Milênia), em Porto Alegre, vindo para trabalhar na Satipel.

*

O enviado da Rede Globo Domingos Crescêncio chegou a Taquari buscando novos talentos. Dessa vez, o objetivo da emissora é o Rio Grande do Sul, onde jovens que desejarem e demonstrarem, através de entrevista e filmagens, poderão ser selecionados para um futuro artístico.

Os alunos, vindos de várias regiões do Rio Grande, após ser entrevistados, durante quatro meses estarão sendo treinados para improvisações de textos psicológicos.

Candidataram-se as jovens Fernanda Klein, Andressa Martins, Amanda P. Martins e Fernanda Carvalho.

*

O Grêmio Estudantil da Escola de I e II Graus “Pereira Coruja”, em 11 de maio, estará dando posse ao estudante Luciano Braga, presidente da chapa vencedora — Virando a Mesa.

*

A “Spetácolo” agora passará a se denominar “Pache’cos, Bar e Danceteria”, casa noturna, muito em mod hoje. Vandré e Pacheco estão na direção da nova casa da Sete de Setembro…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.