Saúde

Hospital São José funciona sem alvará de incêndio

Segundo entidade gestora, PPCI está em andamento

Segundo entidade gestora, PPCI está em andamento

Prédio terá de ser adequado às exigências do Corpo de Bombeiros | Foto: Pedro Harry

Uma denúncia recebida por “O Taquaryense”, segundo a qual o recém-inaugurado setor de urgência e emergência do Hospital São José estaria funcionando sem alvará de incêndio, levou a reportagem do jornal a entrar em contato com a Associação Taquariense de Saúde (ATS) na última semana.

O presidente da entidade gestora do hospital, Pedro Ramos, atendeu a reportagem e falou sobre a situação. Segundo ele, o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) “está em andamento”.

Além disso, ele esclareceu que o hospital tem alvará de funcionamento. “Tanto que a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde esteve recentemente fiscalizando. O centro cirúrgico é que não tem alvará e está em obras para se adequar”, disse.

O jornal também entrou em contato com o vice-prefeito de Taquari, André Brito. De acordo com ele, o PPCI já foi protocolado no Corpo de Bombeiros. “Não só para a emergência, mas para todo o hospital.”

Apenas a ausência do documento relativo ao PPCI não provoca o fechamento de unidades de saúde. Hospitais só podem ser interditados a partir da constatação de iminente risco à vida. Isso se dá quando são descumpridas as cinco normas mínimas de prevenção: saídas de emergência desobstruídas, extintores suficientes, sinalização adequada, iluminação de emergência e treinamento de pessoal.

O processo de obtenção do alvará começa com projeto de engenharia, o PPCI, que deve ser entregue ao Corpo de Bombeiros com detalhes sobre posição dos extintores, rotas de fuga, rampas de acessibilidade e outros apontamentos que possibilitem o combate inicial às chamas e a saída ágil do imóvel.

Uma vez aprovado o projeto, a casa de saúde passa a ser responsável pela implementação das medidas no prédio. Após a conclusão das obras, uma equipe dos bombeiros analisa o local e, havendo compatibilidade entre prédio e PPCI, emite o alvará.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: