Artigo

Leonel Maria da Rocha, o taquariense que inspirou Leonel de Moura Brizola

De origem açoriana, o grande caudilho nasceu na localidade de Beira do Rio

De origem açoriana, o grande caudilho nasceu na localidade de Beira do Rio

JOÃO PAULO DA FONTOURA
Historiador, escritor e membro da Alivat

Alguém sabia que o inspirador do grande político Leonel de Moura Brizola, general Leonel Maria da Rocha, nasceu aqui em Taquari e era tio-avô do presidente Arthur da Costa e Silva?

Sim, caro leitor. O grande caudilho, de origem açoriana, veio ao mundo na localidade de Beira do Rio, em 13 de outubro de 1865.

De família de agricultores de poucos recursos, quase analfabeto, lutou pelo lado maragato na Revolução Federalista de 1893 contra o tirano Júlio de Castilhos.

Perseguido e exilado na Argentina, voltou e lutou na Revolução de 1923, agora contra o símile do ditador Júlio — Borges de Medeiros. Faleceu aos 82 anos, em 1947, e teve seu corpo enterrado em Erechim.

O pai do governador Leonel Brizola — morto covardemente por inimigos políticos quando voltava, sozinho e a cavalo, para casa — lutou na Revolução de 1923 ao lado do grande caudilho.

Brizola, quando criança, brincava de montar num cavalinho de madeira gritando: “Eu sou o Leonel, eu sou o Leonel Rocha”. Quando grande, ao se registrar em Porto Alegre, esqueceu o nome Itagiba, dado pelos pais, e adotou o nome do ídolo.

5 comentários

  1. Então, Leonel Maria da Rocha era irmão de meu avô Antônio Maria da Rocha, conhecido como Coronel Tico. Ao depois, incorporou esse apelido ao nome e assinava legalmente como Antonio Maria da Rocha Tico. No RS até 1905 ele e minha avó Luiza da Silva Rocha eram donos da Fazenda Chapada, que abrangeria hoje alguns Municípios do Planalto médio do RS. Por estar sendo perseguido em função de ter o governo vencido a Revolução Federalista de 1893, cerca de 1896 ele veio para o Paraná, onde tinha uma Fazenda em Jaguariaíva, que abrigava as tropas que ele mandava para a feira de Sorocaba e outros destinos. Meu pai nasceu nessa Fazenda (Taquaral), em 1898. O motivo de meu comentário é para desfazer um erro histórico: que meu tio-avô Leonel era analfabeto. Ele não portava diplomas do saber humano, mas escrevia bem e era bem esclarecido. Tenho comigo uma carta manuscrita que ele enviou para meu pai na década de 40, antes de seu falecimento em Erechim . Escritores Gaúchos (Caboclos, Hervateiros e Coronéis- A. Prof.Lourdes Ardheng GRolli ) e Adari Francisco Ecker, A Trilha dos Pioneiros, Ed. Berthier, Passo Fundo, já escreveram sobre ambos. Atte, Curitiba, 25/06/2020 , Antonio Nunes Rocha.

    Curtir

    1. Jamais apontaria ‘analfabeto’, mas o quase permanece válido, pois chegou a nós oralmente. Se a gente apoda alguém que fez primário ginásio, secundário de ‘analfabeto funcional’, pois lê um texto e não consegue interpretá-lo, o ‘quase analfabeto não é preconceituoso nem ofensivo à memorial do grande personagem da nosso história! Meu pai, por exemplo, fez dois anos de ‘escolinha’, obviamente se virava, mas não era um ilustrado! Abraços!

      Curtir

  2. Prezado Senhor Antonio Nunes Rocha há muitos historiadores que não conhecem a verdadeira história e desqualificam as pessoas, no caso o General Leonel Maria da Rocha, grande líder Federalista/Maragato do Planalto Médio do Rio Grande do Sul. Sabia escrever, sabia liderar e sabia combater. Deixou um legado histórico que oportunamente vamos ter que resgatar. Além disso, não era um simples roceiro. Era fazendeiro na região do Potreiro Bonito, em Palmeira das das Missões. Isto inclusive, está documentado, porém, os Republicanos, vencedores da Revolução Federalista de 1893/1895, sempre procuraram desqualificar os seus adversários.

    Curtir

  3. Minha avó materna, Maria Manoela esposa de Erasmo Cordeiro, era sobrinha do general Leonel, da Rocha, irmão de Idalina- mãe de minha vó Nenela. Cresci ouvindo histórias sobre a revolução.

    Curtir

  4. Antônio Rocha, e quanto a ter origem de família de poucos recursos. O que o Sr. Poderia nos detalhar. Poucos recursos eh vago. Pode ser alguém com 5 hectares até alguém com 2 colônias. Pode ser alguém com mais colônia mas sem dinheiro… Enfim como o Leonel conseguiu ser um fazendeiro com posses consideráveis, talvez estancieiro ? Obrigado

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: