Comunidade taquariense se une em prol de menino com doença rara

Morador do Rincão foi diagnosticado com deficiência de imunoglobulina

Isaac Rosa da Silva faz tratamento contínuo com medicamentos de alto custo | Foto: Arquivo Pessoal

Com quatro anos, Isaac Rosa da Silva foi diagnosticado com deficiência de imunoglobulina no início de 2018, depois de fazer exames no laboratório de imunologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A doença, que já é rara, tem contornos ainda mais delicados no caso de Isaac.

O garoto não produz imunoglobulina, e tratamento específico para essa deficiência inexiste, somente profilático (preventivo), composto por Azitromicina, Losec Mups (duas caixas e meia por mês, com custo aproximado de R$ 200 por unidade), Allegra, Avamys, PEG e reposição de zinco.

Isaac faz acompanhamento na capital com diversos profissionais, como hematologista, infectologista, pneumologista, otorrino, gastroenterologista e urologista. Em Taquari, ele é tratado pela pediatra Maria Cristina Locatel dos Santos e pela psicóloga Bárbara Capellão.

Assim, além de arcar com os gastos dos medicamentos, a família precisa pagar consultas com profissionais que não atendem pelo IPE, sem contar as taxas de exames, feitos com frequência.

A mãe do menino, Ivonete Rosa da Silva, agente comunitária de saúde, conta que a falta de imunoglobulina é uma porta aberta para todas as bactérias e atinge principalmente a parte digestiva. “Precisamos cuidar de tudo o tempo todo. Uma vez, disse para a médica que não queria me tornar uma mãe neurótica, e ela me respondeu que, devido à gravidade da doença, eu preciso ser.” Neste ano, Isaac começou a frequentar a escola Timotheo Junqueira dos Santos, cercado de muito cuidado.

Segundo Ivonete, as infecções acabam por deixar sequelas no garoto, que foi submetido a uma cirurgia no último sábado, 12, em Porto Alegre. A intervenção removeu dois cistos formados após a infecção urinária que o acometeu em julho.

Como ajudar

Para auxiliar a família no tratamento de Isaac, é possível fazer doações em dinheiro, depositando qualquer valor na conta em nome do menino, no Banrisul:

– Agência: 0950.

– Conta: 39.138080.0-0.

– Nome: Isaac Rosa da Silva.

– CPF: 061.408.870-46.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.