João Paulo da Fontoura será o patrono da 4ª Feira do Livro de Taquari

Historiador lançará monografia do município no dia 23

Escritor esteve na tipografia de “O Taquaryense” para deixar um exemplar do novo trabalho | Foto: Anna Precht

As atrações que compõem a programação da quarta edição da Feira do Livro de Taquari foram divulgadas na última semana. O evento, que ocorrerá entre 23 e 26 de outubro, na quadra coberta da Praça da Bandeira, será realizado pelas secretarias municipais de Educação e de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, juntamente com o Serviço Social do Comércio (Sesc)/Fecomércio de Venâncio Aires.

Neste ano, o patrono da feira será o escritor João Paulo da Fontoura, nascido em São Sepé e radicado em Taquari desde 1980. Titular da cadeira nº 26 da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), João Paulo lançará no dia 23, logo após a solenidade de abertura, sua mais recente obra, uma monografia do município, que parte de 1500 e chega à década de 2010. O livro é intitulado “São José de Tebiquary: um Jorro de Luz sobre o Passado do Município de Taquari”.

Entre as atividades do evento, estarão apresentações artístico-culturais, palestras, shows, exposições e encenação teatral do grupo taquariense Os Mascates, prevista para o dia 25. Também está inserida na programação a realização de concurso literário envolvendo as escolas municipais, além de oficinas de histórias em quadrinhos e fanzine — publicações independentes de cultura que trazem arte, ilustração, música, cinema e moda. Além disso, as bancas de livreiros prometem atrair a comunidade com uma grande variedade de exemplares.

Programação

Dia 23

– 19h: solenidade de abertura; homenagem ao patrono da feira; apresentação das bandas marciais das escolas do município; apresentação artístico/cultural do projeto Comunidade Ativa (corais); animação cultural com Vivandeiros da Alegria.

Dia 24

– 9h e 14h: animação cultural com Vivandeiros da Alegria; bate-papo HQ das Cavernas ao Cinema, com André Alves; oficina de zine com Denilson Reis e Paulo Kobielski; oficina de HQ com Adão de Lima Júnior; animação cultural com Vivandeiros da Alegria.

– 19h: concurso literário, com apresentação final das escolas participantes (anos finais e ensino médio).

Dia 25

– 9h: animação cultural com Vivandeiros da Alegria; teatro com o grupo Os Mascates; palestra-show com a escritora Eleonora Medeiros; orientação sobre saúde bucal do projeto Sorrindo Para o Futuro; animação cultural com Vivandeiros
da Alegria.

– 14h: mesmas atividades, mais apresentação de capoeira do projeto Comunidade Ativa.

– 19h: concurso literário, com apresentação final das escolas participantes (educação infantil e anos iniciais).

Dia 26

– 15h: Caminhada das Vitoriosas; premiação do concurso literário; apresentação de orquestra de Santa Clara do Sul.

Atividades sistemáticas

Entre outras atividades lúdicas, haverá exposição de zine, produzida por estudantes e professores das escolas municipais Emilio Schenk e Osvaldo Ferreira Brandão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.