Cultura

João Paulo da Fontoura será o patrono da 4ª Feira do Livro de Taquari

Historiador lançará monografia do município no dia 23

Historiador lançará monografia do município no dia 23

Escritor esteve na tipografia de “O Taquaryense” para deixar um exemplar do novo trabalho | Foto: Anna Precht

As atrações que compõem a programação da quarta edição da Feira do Livro de Taquari foram divulgadas na última semana. O evento, que ocorrerá entre 23 e 26 de outubro, na quadra coberta da Praça da Bandeira, será realizado pelas secretarias municipais de Educação e de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, juntamente com o Serviço Social do Comércio (Sesc)/Fecomércio de Venâncio Aires.

Neste ano, o patrono da feira será o escritor João Paulo da Fontoura, nascido em São Sepé e radicado em Taquari desde 1980. Titular da cadeira nº 26 da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), João Paulo lançará no dia 23, logo após a solenidade de abertura, sua mais recente obra, uma monografia do município, que parte de 1500 e chega à década de 2010. O livro é intitulado “São José de Tebiquary: um Jorro de Luz sobre o Passado do Município de Taquari”.

Entre as atividades do evento, estarão apresentações artístico-culturais, palestras, shows, exposições e encenação teatral do grupo taquariense Os Mascates, prevista para o dia 25. Também está inserida na programação a realização de concurso literário envolvendo as escolas municipais, além de oficinas de histórias em quadrinhos e fanzine — publicações independentes de cultura que trazem arte, ilustração, música, cinema e moda. Além disso, as bancas de livreiros prometem atrair a comunidade com uma grande variedade de exemplares.

Programação

Dia 23

– 19h: solenidade de abertura; homenagem ao patrono da feira; apresentação das bandas marciais das escolas do município; apresentação artístico/cultural do projeto Comunidade Ativa (corais); animação cultural com Vivandeiros da Alegria.

Dia 24

– 9h e 14h: animação cultural com Vivandeiros da Alegria; bate-papo HQ das Cavernas ao Cinema, com André Alves; oficina de zine com Denilson Reis e Paulo Kobielski; oficina de HQ com Adão de Lima Júnior; animação cultural com Vivandeiros da Alegria.

– 19h: concurso literário, com apresentação final das escolas participantes (anos finais e ensino médio).

Dia 25

– 9h: animação cultural com Vivandeiros da Alegria; teatro com o grupo Os Mascates; palestra-show com a escritora Eleonora Medeiros; orientação sobre saúde bucal do projeto Sorrindo Para o Futuro; animação cultural com Vivandeiros
da Alegria.

– 14h: mesmas atividades, mais apresentação de capoeira do projeto Comunidade Ativa.

– 19h: concurso literário, com apresentação final das escolas participantes (educação infantil e anos iniciais).

Dia 26

– 15h: Caminhada das Vitoriosas; premiação do concurso literário; apresentação de orquestra de Santa Clara do Sul.

Atividades sistemáticas

Entre outras atividades lúdicas, haverá exposição de zine, produzida por estudantes e professores das escolas municipais Emilio Schenk e Osvaldo Ferreira Brandão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: