Encontro reuniu cerca de 100 pessoas nesta quarta-feira
Ocorreu na tarde desta quarta-feira, 25, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Taquari, na sede da associação de moradores do bairro Coqueiros. O tema desta edição foi “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”.
O evento contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, pertencentes a grupos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da sociedade civil e dos conselhos de Assistência Social e do Idoso. Representantes da administração municipal também participaram da conferência.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Eliane Gonçalves, comentou que a ideia do encontro é avaliar o sistema, propor melhorias e deliberar a respeito da temática. Segundo ela, é importante debater e pensar formas para assegurar a continuidade do financiamento das políticas públicas de assistência social.
Após a abertura oficial e a fala dos integrantes da mesa, o grupo Raridade, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e o coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) se apresentaram. Na sequência, representando o Conselho Estadual de Assistência Social, Maria Lopes Rodrigues ministrou palestra sobre a temática do evento.
Neste ano, a conferência foi realizada por iniciativa da sociedade civil, de modo extraordinário, uma vez que o governo federal optou por não bancar a conferência nacional.