Tarefas voltadas à cultura e à solidariedade envolveram 120 alunos dos ensinos fundamental e médio

Com início no último dia 6, a Gincana Solidária e Cultural, da escola estadual Barão de Antonina, encerrou-se nesta sexta-feira, 16, e o primeiro lugar coube à equipe Espelho Negro.
Às 9h, os competidores participaram de desfile pela Avenida 20 de Setembro. Na sequência, desfrutaram de um café comunitário, que marcou o encerramento da gincana, cujo resultado foi divulgado às 11h.
Organizado e promovido pelo grêmio estudantil e pela professora Bianca Ferreira, o evento voltou a acontecer na escola após cinco anos. Participaram 120 alunos, do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, divididos em cinco equipes, nas cores amarelo, preto, verde, rosa e roxo.
Cada uma das equipes contou com estudantes de todas as turmas, a fim de desenvolver a integração entre os jovens e deixar a disputa mais equilibrada. As tarefas envolveram conhecimentos gerais, provas artísticas e solidárias.
Nesse último quesito, por exemplo, as equipes auxiliaram a montar kits de merenda (proporcionando um cardápio mais atrativo aos próprios alunos) e de primeiros socorros e higiene para a escola, além de arrecadar brinquedos que serão posteriormente doados a alguma entidade do município.
“O pessoal esteve muito empenhado”, comemora a professora Bianca. “Os alunos elogiaram bastante a iniciativa. Felizmente, o grupo se mantém integrado, participando de todas as atividades”, acrescentam Alana Dornelles e Laura Bizarro, presidente e secretária do grêmio estudantil, respectivamente.
De acordo com elas, o grêmio está planejando, para os próximos meses, a promoção de alguma atividade para os alunos de 6º e 7º anos que não participaram da gincana porque estudam no turno da tarde. “Esperamos contar com a comunidade escolar para continuar aplicando projetos visando à melhoria da escola e ao bem-estar dos alunos”, finalizam.