Projeto “Sonho Sustentável” incentiva cuidado com meio ambiente

Materiais recicláveis são arrecadados por alunos da escola Sonho de Criança e doados a entidade local

Todas as turmas estão participando do projeto, que começou em abril e deve ser estendido até dezembro | Foto: Anna Precht

Desde o início do ano, os 130 alunos da escola de educação infantil Sonho de Criança participam do projeto “Sonho Sustentável”. Em quatro meses, já foram arrecadados cinco bombonas de 20 litros de tampinhas (o que dá em torno de 18 kg), oito garrafas PET com lacres e cerca de um quilo de esponjas.

Para facilitar a coleta, cada sala de aula conta com uma caixa na qual são deixados lacres de alumínio, tampas plásticas, esponjas de louça e materiais escolares usados. Segundo a professora da turma de extraclasse, Renata Scherer, o objetivo é ensinar e incentivar as crianças a cuidar do meio ambiente. “Elas serão os adultos de amanhã. Então, precisam cuidar do que é delas”, afirmou.

Renata conta que, inicialmente, o apoio e a parceria do estudante de engenharia ambiental Tailes Marques de Jesus foi fundamental. Ele, que fez seu trabalho de conclusão de curso dentro da temática dos resíduos sólidos, decidiu aplicar, em “escala piloto”, a ideia que viu numa reportagem. A história de uma engenheira ambiental e uma professora que, há seis anos, mobilizam o município de Antônio Prado para arrecadar e dar a destinação adequada a uma série de resíduos o motivou. “Por coincidência, o projeto pedagógico da escola Sonho de Criança em 2019 era sobre o tema da sustentabilidade. Assim, unimos a minha ideia com o projeto da escola”, explica Tailes.

O destino do material arrecadado já está decidido. Lacres e tampinhas serão doados à Associação Pequenos Notáveis, que vende os resíduos e utiliza o dinheiro para pagar terapias às pessoas com deficiência. A presidente da entidade, Lisi Borba, diz que está sendo gratificante ver as pessoas ajudando a associação. “Assim, de alguma forma, estaremos colaborando para o meio ambiente. E, com o valor que arrecadamos, conseguimos ajudar alguma criança que não tem condição de pagar terapia, como fonoaudióloga e psicóloga.”

As esponjas e os materiais escolares, quando atingirem um peso mínimo, serão enviados pelo correio para o programa de reciclagem Terracycle, que reverte o valor da venda do material para uma entidade indicada pela escola. Portanto, com o “Sonho Sustentável”, os resíduos serão reciclados, e não simplesmente descartados em aterros sanitários. “Ajudando, dessa forma, o meio ambiente e a sociedade”, frisa o estudante de engenharia ambiental Tailes Marques de Jesus.

Para o segundo semestre, são planejadas novas atividades dentro do projeto, como a confecção de sacolas ecológicas para compras no mercado. Além disso, a ideia é diversificar a horta orgânica da escola, que atualmente conta com alface, cebolinha e couve, utilizadas no almoço dos alunos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.