Após 51 anos, Rádio Açoriana encerrará suas atividades

Valmor Pereira*

Notícia nada boa para os taquarienses: em breve, a Rádio Açoriana vai emudecer. Ao final de um processo de tentativa de reerguê-la, o prefeito Maneco comunicou oficialmente aos funcionários remanescentes da empresa a decisão de devolver ao Ministério das Comunicações a concessão para a exploração da faixa de 1560 kHz em ondas médias da radiodifusão brasileira.

As dificuldades financeiras do Executivo taquariense, os entraves burocráticos e legais para repasses financeiros mensais – mesmo que atualmente estejam em patamares muito menores do que outrora – e a dificuldade da empresa em se tornar autossuficiente fizeram com que a prefeitura decidisse por seu fechamento.

Oficialmente, a empresa vem se mantendo no ar desde 29 de junho de 1968. Até meados de 1984, atuava como empresa privada, de propriedade do empresário Lothário Bender. A partir de então, foi adquirida pela administração municipal da época, tornando-se uma empresa pública de direito privado.

Embora seja comandada por diretoria nomeada pelo Poder Executivo, tem contabilidade própria e propósito de se sustentar financeiramente. Entretanto, o elevado passivo, agravado por uma série de causas trabalhistas e pela queda acentuada de empresas anunciantes patrocinadoras de sua programação diária, tornou a situação insustentável.

Neste mês, enquanto cumpre seus últimos compromissos com anunciantes e espaços terceirizados, a direção da empresa agiliza os trâmites burocráticos e legais para o encerramento das transmissões.

Radialista e colunista de “O Taquaryense”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.