Artigo

Batalha épica em Taquari: muito barulho por nada

Combate entre forças republicanas e imperiais na localidade de Caramujo ocorreu em 1840

João Paulo da Fontoura*

Em 3 de maio de 1840, houve, em passo fronteiriço à cidade – num local à margem esquerda do rio Taquari denominado Caramujo (onde, inclusive, na gestão do prefeito Celso Martins, foi colocado um marco comemorativo ao feito) –, o épico combate entre forças republicanas e imperiais.

Esse embate foi tão importante na simbologia dos valores republicanos que os jovens taquarienses, prosélitos desse ideal, usaram a data – 3 de maio – como nome do clube republicano fundado alguns poucos anos antes da proclamação da República, o qual tanta importância teve na divulgação e na propaganda desse modelo democrático de governo.

As lanças farroupilhas, lideradas pelo seu maior soldado, o general Bento Gonçalves, e as forças legalistas, lideradas pelo tenente-general Manuel Jorge Rodrigues (futuro barão do Taquari), depois de tempo e contratempo em preparações e ameaças de ambos os lados, acabaram por confrontar-se em algo que, segundo a maioria dos historiadores desse importante evento, definiria os destinos da cruenta guerra intestina.

Mas não foi o que houve. O que realmente houve, plagiando o bardo William Shakespeare, foi “muito barulho por nada”: a maior parte do exército imperial conseguiu, à noite, varar o rio, com auxílio de navios, e os poucos que sobraram lutaram contra os republicanos, havendo relativamente poucos corpos a serem queimados, de ambas as partes, e um eterno tocar de sinos e bumbos por vitória de cada lado.

*Escritor, historiador e membro da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: