Pinceladas

Comunidade unida em prol do Hospital São José

Colunista Valmor Pereira destaca esforços empreendidos para a manutenção da casa de saúde taquariense

Valmor Pereira*

Nos últimos dias, me deparei com algumas publicações abordando doações da comunidade, e também de políticos, direcionadas ao Hospital São José, o que me fez refletir sobre a necessidade, cada vez mais importante, de esforços comuns da população local em torno de algo que lhes interessa diretamente e é tão significante. Ainda mais quando nos referimos à saúde.

Não é preciso fazer uma pesquisa tão detalhada para constatarmos quantos municípios tiveram hospitais fechados nos últimos 10 anos. E só conversando com membros dessas comunidades atingidas para termos noção da importância de uma casa de saúde próxima de seu bairro, de sua casa. Reconheço, é claro, as limitações e as necessidades do hospital local, mas penso que, se a comunidade depender apenas da boa vontade de governantes, a situação só tende a piorar.

Diante disso, valorizo o trabalho daqueles que labutam para a manutenção do hospital de Taquari e enalteço todos os esforços que partem de pessoas e instituições, digamos, não governamentais, em prol da existência de nosso hospital. Que mais pessoas se engajem nessa luta e que a corrente do bem seja cada vez maior, para equipar mais, e melhor, a casa de saúde que atende taquarienses e vizinhos!

Prepare o bolso – 1

Entrou em vigor, no dia 1º, o reposicionamento tarifário da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O índice de 7,69% foi aprovado em 30 de maio e será aplicado aos consumidores dos 300 municípios que fazem parte da regulação da Agergs.

Prepare o bolso – 2

A bandeira tarifária utilizada como referência nas contas de luz do mês de julho será a amarela. O anúncio foi feito no dia 28 de junho, em comunicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a medida, as cobranças terão um acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. O adicional retorna às contas após a autoridade reguladora ter definido bandeira verde em junho, situação em que não é cobrado acréscimo nas contas.

No comunicado, a Aneel justificou a bandeira amarela pelo fato de julho ser um mês “típico da seca nas principais bacias hidrográficas do país”. As informações são da Agência Brasil.

Privatização dos Correios

Diante de resultados financeiros irrisórios na última década, os Correios lideram a lista do plano de privatizações do governo federal. Persuadido pelo liberalismo do ministro da Economia, Paulo Guedes, Jair Bolsonaro autorizou os estudos para a venda e demitiu, há duas semanas, Juarez Cunha, que era o presidente da empresa, por considerá-lo um “sindicalista”.

O substituto, Floriano Peixoto, disse que nada se falou sobre privatizar, mas que irá trabalhar para fortalecer a empresa. Nos bastidores, a informação é que caberá a ele a reestruturação antes da venda. À estatal de 109 mil funcionários, restou a incerteza. Presente do extremo norte ao sul do país, a empresa acumula críticas de ineficiência nas entregas e ingerência política.

Mais fiscalização

Os contribuintes que ainda não quitaram o IPVA 2019, cujo calendário de pagamento se encerrou no fim de abril, serão inscritos em dívida ativa da Fazenda Pública pela Receita Estadual. Num primeiro momento, a iniciativa abrange 518 mil veículos, que representam R$ 270 milhões em créditos de IPVA.

A medida implica a inclusão do nome do contribuinte na lista de inscritos como dívida ativa publicada no site da Secretaria da Fazenda. O débito também é lançado no Cadin/RS (cadastro informativo de créditos não quitados do setor público) e nos serviços de proteção ao crédito (Serasa, Boa Vista, SPC, entre outros) e passa a ter correção da taxa Selic. Há risco de protesto em cartório e processo de cobrança judicial.

*Radialista e colunista de “O Taquaryense”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: