Ideia é aproveitar o que as redes sociais têm de bom e realizar ações concretas no mundo real

Líderes de equipes entregaram agasalhos durante a tarefa do varal solidário | Foto: Divulgação
Atividades solidárias relacionadas à gincana do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja vêm chamando a atenção da comunidade. Duas delas ganharam destaque especial: o varal solidário e a entrega de ração para ONGs de proteção animal.
Essa última ação fez parte de uma tarefa na qual todas as equipes receberam uma entidade para realizar doação. Além de Protetores e Salvadores, as entidades beneficiadas foram Apae, Casa da Criança, Fundacat, Hospital São José, Lar São José, Pella Bethânia e Pereira Coruja. A tarefa foi concluída ontem, 10.
Com o tema “#doulikeemsentimentosreais”, a gincana deste ano teve início em 4 de junho e segue até o próximo dia 25. Cerca de 600 alunos, do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e do 1° ao 3° ano do ensino médio, mais o curso normal, estão divididos em oito equipes, cada qual com uma cor.
Para entender o propósito das atividades, “O Taquaryense” conversou com a professora coordenadora Ilani D’Ávila Machado, que faz parte da comissão organizadora da gincana. De acordo com ela, a ideia é aproveitar o que as redes sociais têm de bom e realizar ações concretas no mundo real. “Viver o lado humano, ajudar o próximo, estar junto, valorizar o sentimento, coisas que, muitas vezes, são esquecidas.”
As tarefas são diversificadas, abordando parte artística, conhecimentos gerais e a questão da solidariedade. “A aceitação tem sido muito boa. Os alunos gostam da cultura da gincana. Então, está sendo muito bonito”, comenta Ilani, destacando que toda a comunidade escolar se envolve e participa das tarefas.
Segundo a professora, é possível perceber um grande crescimento dos alunos com a gincana. “Eles assumem responsabilidades e aprendem a ter mais compromisso. Crescem muito, e isso fica evidente.”