Emoção marca inauguração da Biblioteca Maria Consuelo Saraiva Dias

Familiares, amigos e autoridades lotaram a sede localizada na Rua Sete de Setembro para homenagear a educadora

A noite chuvosa de segunda-feira, 27, foi de emoção e homenagens. A inauguração da Biblioteca Municipal Maria Consuelo Saraiva Dias (Teteia) reuniu grande público. Autoridades, familiares e amigos da educadora acompanharam a cerimônia, que teve início às 20h, na nova sede, localizada na Rua Sete de Setembro, 1759.

Alunos de escolas municipais fizeram apresentações, bem como o coral Os Corujinhas, do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, do qual Teteia foi diretora em duas oportunidades. O vereador José Harry Saraiva Dias, irmão de Maria Consuelo, representou a família e, emocionado, agradeceu a homenagem. “Teteia se dedicou totalmente à área da educação. Veio ao mundo para ensinar e compartilhar conhecimento com todos, ser amiga dos amigos.”

Na sequência, a professora Antônia Rita Hassen Jesus (Tunica) destacou as virtudes da educadora e deixou um recado aos jovens. “É preciso ter dedicação e responsabilidade ao estudo, ao crescimento do município. Viva a Teteia!”

Em seu discurso, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus falou sobre o novo espaço da biblioteca, ressaltando a importância dos livros, do conhecimento e da educação para o desenvolvimento do país. “Este espaço se torna ainda mais importante no momento que o Brasil está vivendo”, disse Maneco,  lamentando os cortes de verba feitos pelo governo federal na área da educação.

Ressaltando os ensinamentos de Maria Consuelo, que foi secretária de Educação de sua gestão entre 2013 e 2015, o prefeito afirmou: “A vida da gente é para defender ideias, e são elas que transformam e revolucionam o mundo. E isso ela nos ensinou”. Citando a Bíblia, Maneco lembrou que devemos ser felizes através do amor, pregando igualdade, respeito, união e paz. “E vamos seguir esse legado.”

Depois disso, o prefeito e seu vice, André Brito, juntamente com a secretária de Educação, Ana Paula Arnt, e a coordenadora de Cultura, Sabrina Feitas, entregaram flores e uma placa a Flávia Therezinha Saraiva Dias, mãe de Teteia, e aos irmãos José Harry e Maria Beatriz.

Flávia, num discurso repleto de emoção, falou sobre a dedicação da filha à educação e recordou que, desde pequena, ensinar era o dom de Maria Consuelo. “Gratidão é a primeira palavra que me vem à cabeça neste momento de tanta emoção.” Após as apresentações e os discursos, foi descerrada a placa com o nome da patrona da biblioteca e sua fotografia, sob fortes aplausos.

Registros da solenidade

Créditos: Anna Precht

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.